terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Zumbis? Talvez.

        Os cenários sempre os mesmos. Ruas desertas, lixo, prédios abandonados, destruição total. Um grupo de sobreviventes tenta sobreviver no extermínio zumbi. Já lembrou de filmes como Resident Evil, Madrugada dos Mortos, ou a série The Walking Dead? Mas será possível criar um vírus maligno que possa destruir toda a raça humana, provocando um Apocalipse zumbi? É possível, mas não será fácil.
         Uma pesquisa da Universidade de Harvard mostra que é possível, mas a chave disso tudo não são vírus e sim príons. Príons resumidamente são agregados proteicos capazes de destruir outras proteínas. Encontrando o príon correto e o lugar correto, criamos o zumbi. 
        O príon correto é difícil. existe uma imensa gama de príons. Ao menos se criassem um novo.
        Mas encontrar o lugar correto também não é fácil. O cérebro de um zumbi possui a parte do lóbulo frontal inexistente, responsável pela lógica, moral, etc. Só funcionam funções como alimentação e locomoção. Como deixar o príon em um lugar só? Difícil, hein.
       O bicho ia pegar se conseguissem avançar nos passos anteriores e injetassem o príon num vírus, aí seria um Deus nos acuda! 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Suicidas sofrem apenas influências externas?

Uma pesquisa da Universidade Jhons Hopkins, em Washington, descobriu que suicidas possuem uma pequena alteração no par de cromossomos número 2. Lá existem genes que os cientistas descobriram em níveis maior que o normal, por isso eles causam alteração no comportamento.
Resta saber quais fatores de risco genéticos favorecem essa anomalia.

E você, acha que o suicídio é apenas uma consequência de influências externas ou não?




Reportagem completa:
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/895815-eua-identificam-gene-relacionado-a-tentativa-de-suicidio.shtml

Quimeras Humanas

          Quimera, na mitologia grega, era um monstro que tinha cabeça e corpo de leão, cauda de serpente e ainda outras duas cabeças, de dragão e de bode. Enfim, era um animal um tanto diferente. (para maiores informações sobre mitologia, pesquisar no wikipedia). Quando falamos em genética, quimeras humanas são as pessoas que, diferente da maioria, possuem dois códigos genéticos.
          É um tanto estranho de imaginar pessoas com dois códigos genéticos. Casos são raros, porém são raros por não haver estudos mais amplos e a maioria dos casos são descobertos por acidente. Podemos ser Quimeras Humanas e não saber disso...
         O motivo pelo qual isso ocorre é que há a formação de dois zigotos que misteriosamente se unem. Dois embriões com códigos genéticos se juntam perfeitamente. É o oposto que na formação de gêmeos univitelinos xipófagos (siameses): enquanto a quimera se origina de dois zigotos distintos, os xipófagos se originam de um só.
         Na prática, ter dois códigos genéticos não altera em nada na sua vida. A menos que você resolva cometer crimes. Vai ter o dobro de chance de não te encontraem.
Abraç galera!