terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Balística

             Balística é a ciência que estuda as armas de fogo e seus projéteis. É uma ciência ampla e importante na área forense, já que 55% dos homicídios são praticados por armas de fogo. É uma ciência que ainda "engatinha" nesse imenso e fascinante universo forense, e ainda por cima complexa, pela imensa variedade de armas de fogo no mundo.  
              O mundo não é o mesmo desde a invenção da pólvora. Antes dela, haviam apenas combate corpo á corpo. As armas evoluíram mais em 50 anos do que em 1000 anos! (não é á toa que há pessoas que ADORAM trabalhar com isso). Nessa postagem eu vou dizer apenas sobe o funcionamento das armas de fogo e seus componentes básicos, nas próximas postagens falarei sobre os projéteis, tipos de armas de fogo e como isso se envolve na ciência forense.
              Na realidade, o básico do funcionamento de uma arma de fogo é super simples: eu tenho uma força que impulsiona o projétil, que provoca uma pressão enorme sobre o mesmo e ele "estoura" para frente, com uma força muito maior que aquela aplicada. Nos componentes principais temos o cão, que é o que remete a força ao projétil, o percutor é aquele que deforma a espoleta do projétil e o cano da arma que conduz o projétil para frente.




           Você sabia?

- Na Venezuela morrem mais pessoas vítimas de armas de fogo do que em guerras civis?
-As armas mais vendidas no Brasil são as pistolas e revólveres?
- O país com o maior porte de armas per capita do mundo é os EUA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário