Constituem em sulcos na pele das mãos e dos pés, mais utilizado em larga escala dos dedos das mãos pois são mais praticas de trabalhar.Nenhuma pessoa possui a mesma impressão digital que outra, ou melhor, ninguém descobriu alguém com a mesma impressão que outra pessoa. É a melhor forma de identificação de pessoas, só perde para a identificação de DNA. Também temos pontos negativos das impressões:
==> Não são hereditárias, como o DNA, então você provavelmente tem a impressão digital completamente distinta da de seus pais;
==> para o uso criminalístico, não é em qualquer superfície que a impressão digital deixa sua marca. Madeira, por exemplo, não adere a marca de impressão.
==> As impressões se regeneram, mas em cortes superficiais. Cortes profundos modifica a sua estrutura, e numa tentativa de identificação biométrica, por exemplo, não poderá ser realizada.
Apesar desses pontos que eu citei, as impressões digitais são de importantíssima necessidade em uma investigação. Com essa necessidade, foi criada uma linha estudo chamada PAPILOSCOPIA e o especialista em impressões digitais é chamado PAPILOSCOPISTA. O profissional atuante nessa área de criminologia além de ter o dever de procurar vestígios de impressões, seja ela das mãos ou dos pés, também ajuda na identificacão de corpos, até de putrefatos, num processo chamado LUVA ( nas próximas postagens eu falo sobre esse processo). O salário inicial de um papiloscopista é em média R$ 7500,00 por mês e é necessário curso superior para o cargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário